segunda-feira, 29 de julho de 2013

O verdadeiro sanduíche BAURU

" O mais célebre sanduíches paulista foi criado no lendário Ponto Chic, no Largo do Paissandu, na Capital, parada obrigatória da boemia paulistana dos anos 30 aos 60. Ainda hoje lá está o busto que homenageia o Bauru, apelido de Casemiro Pinto Neto, originário da cidade de Bauru, no interior do Estado, estudante de direito, criador em 1939 do famoso sanduiche que o reabastecia de vitaminas, proteínas e albuminas. Batizado Bauru, o sanduíche passou a ser preparado também em outros estabelecimentos e logo depois em várias cidades do Brasil. Sua receita original anda meio esquecida, mas ainda é respeitada no Ponto Chic."

Receita original do BAURU:

1/2 xícara (chá) de água
1 fatia de queijo mozarela com 1cm de espessura
1 pão francês
10 fatias finas de rosbife malpassado, frio, sal a gosto
3 rodelas de tomate
5 rodelas de pepino em conserva
óregano a gosto

Modo de preparo:

1- Coloque água numa frigideira pequena e aqueça em fogo brando. Junte a fatia de queijo e cozinhe até começar a derreter. Tire do fogo.
2- Corte o pão francês ao meio. Retire o miolo de uma das metades.
3- Sobre a outra metade, empilhe as fatias de rosbife, polvilhe com sal a gosto, cubra com as rodelas de tomate e de pepino, e polvilhe com óregano a gosto.
4- Escorra o queijo derretido e ponha na cavidade preparada no pão. Feche o sanduíche, ponha num pratinho e sirva imediatamente.

Bom Apetite!

Referência:
"A culinária paulista tradicional"
FERNANDES, Caloca- São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1998. 44p.


4 comentários:

  1. Excelente! Já provei o legítimo bauru, e é bem diferente do bauru "falso" (pão com queijo, presunto e tomate), vendido como se legítimo bauru fosse.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a etimologia, a cidade de Bauru tem seu nome com origem na locução tupi YBÁ-URU, que significa "cesto de frutas" (YBÁ = "fruta", URU = "cesto, vasilha").

    ResponderExcluir
  3. Oi Júlio,
    Já provei o legítimo no Ponto Chic e realmente não tem nada a ver com o Bauru "falso".
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Como Bauruense que sou, parabenizo a chef pela inciativa em levar a receita do VERDADEIRO Bauru.... Em minha opinião, um dos melhores sanduiches que há. Em Bauru, foi criado um selo que garante que o estabelecimento faz o Bauru original... Na cidade de Bauru, temos o Skinão. Quem sabe em Piracicaba não tenhamos o Tubaina e Sanduba??? hein. Abraço.

    ResponderExcluir